29 novembro 2011

Império

O império é um conjunto de diversos territórios, com diferentes nações e culturas, geralmente adquiridos por conquista, que estão subordinados à autoridade de um único governo (Estado), o qual exerce o domínio político e a exploração económica.

Inicialmente numa posição subalterna em relação aos povos vizinhos, como Etruscos (Segundo alguns historiadores, Roma foi fundada pelos Etruscos. No entanto, a maioria defende que esta teria surgido a partir de um forte, construído por Latinos e Sabinos, no monte Capitólio, situado nas margens do rio Tibre.) - sob cuja alçada viveram parte do período da Monarquia, nos séculos VII e VI a.C. - os habitantesde Roma souberam fazer a sua cidade crescer em poder e em riqueza.




Durante a República (509 a.C. - 27 a.C.), Roma subordinou toda a Península Itálica. Do século III a.C. a finais do século I d.C., mercê de várias guerras e campanhas de conquista, Roma formou um vasto império, um dos maiores da História. Este colossal crescimentotem sido atribuído aos seguintes factores:




  • a excelente organização, disciplina, apetrechamento e estratégia do seu exército



  • a boa gestão dos recursos económicos, principalmente pelo desenvolvimento do comércio inter-regiões que usufruiu do estabelecimento de uma vasta rede viária, terrestre e marítima, esta última usava o Mediterrâneo como eixo de ligação e ponto de confluência de todas as rotas



  • a organização política e administrativa que Roma estendeu às suas províncias, integrando-as no império através da instalação de governos locais em cidades - municípios e colónias (muitas vezes criados de raiz, com instituições administrativas semelhantes às de Roma, entendida como paradigma). Pela adopção do latim como língua oficial e comum no império, assim como pela aplicação local do Direito Romano escrito; pela extensão da pax romana(clima de estabilidade social e política conseguido pelos Romanos nos territórios do império, pelo menos durante o governo de Octávio César Augusto) a todos os territórios e pela concessão progressiva da cidadania a todos os habitantes do império

Deste modo, Roma devém uma imensa metrópole cosmopolitana, centro político, administrativo, económico e social de todo o império.

Sem comentários:

Enviar um comentário