Um pequeno histórico. A máquina a vapor como conhecida hoje teve seu desenvolvimento durante mais de um século. Veja neste mesmo sítio o pequeno histórico. James Watt foi quem mais se dedicou ao assunto e ao projeto, bem como na execução dos protótipos e após isso, na industrialização das mesmas. Entretanto quem deu o toque final na máquina que estamos apresentando neste artigo foi Thomas Newcomen. Ambos eram ingleses. O modelo que estamos descrevendo também é inglês.
O modelo em tela é o que se chama em língua inglesa de “Beam Engine” sua tradução literal seria “Máquina de Feixe” , em língua portuguesa chamam-na de “Maquina de Watt”. Ela tomou essa forma no ano de 1781, portanto já tem cerca 230 anos . O modelo entretanto foi adquirido na Inglaterra em 1986, da firma “Stuart Turner” que ficava em Henley-on-Thames. Quem a importou foi o Sr. Aldo Andreoni.
Ela veio toda desmontada e com um desenho para que se a montasse. Ele tentou ,errou , e pediu minha ajuda (Edmar Mammini) em 1987; e eu o auxiliei no serviço, entretanto faltava a caldeira, ele só havia importado a máquina e mais, sem a bomba de recalque e nem trocador de calor(condensador), enfim ele tinha somente a máquina. Pediu para que eu fizesse o restante e que foi feito, mas que levaram anos. O serviço foi terminado em 1992.
O modelo em tela é o que se chama em língua inglesa de “Beam Engine” sua tradução literal seria “Máquina de Feixe” , em língua portuguesa chamam-na de “Maquina de Watt”. Ela tomou essa forma no ano de 1781, portanto já tem cerca 230 anos . O modelo entretanto foi adquirido na Inglaterra em 1986, da firma “Stuart Turner” que ficava em Henley-on-Thames. Quem a importou foi o Sr. Aldo Andreoni.
Ela veio toda desmontada e com um desenho para que se a montasse. Ele tentou ,errou , e pediu minha ajuda (Edmar Mammini) em 1987; e eu o auxiliei no serviço, entretanto faltava a caldeira, ele só havia importado a máquina e mais, sem a bomba de recalque e nem trocador de calor(condensador), enfim ele tinha somente a máquina. Pediu para que eu fizesse o restante e que foi feito, mas que levaram anos. O serviço foi terminado em 1992.
Sem comentários:
Enviar um comentário